Ciência & Tecnologia, Multimédia

Investigadores da UC desenvolvem guia de ajuda a invisuais (com vídeo)

A aplicação para smartphones em fase experimental foi galardoada pelo Instituto Fraunhofer Portugal. Por Rita Flores, Inês Sanches

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu um guia inteligente para orientar pessoas cegas no interior de edifícios públicos. O projeto conta com a colaboração da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO).

O projeto surgiu no seguimento da morte de um invisual, na cidade de Coimbra, no dia 7 de Dezembro de 2012, devido à queda de vários metros à saída do seu local de trabalho. Esta situação levou a equipa de investigadores a questionar-se de que modo poderiam “ajudar este tipo de pessoas a orientarem-se, a guiarem-se, no seu dia-a-dia”, confessa o líder do projeto, José Cecílio.

Após um ano e meio de trabalho, a aplicação encontra-se pronta para ser colocada à experiência numa área restrita de um centro comercial de Coimbra. Para que o projeto se possa expandir existem “alguns custos associados”, uma vez que é necessária a aquisição de “um maior número de dispositivos” que são utilizados para localizar o Smartphone do utilizador.

A aplicação, acionada por um sistema de voz, utiliza as tecnologias Wi-Fi e Bluetooth para orientar o utilizador até ao seu destino final, através da resposta a perguntas simples com informações ou sugestões.

Este guia não é apenas direcionado para pessoas invisuais, uma vez que possibilita que qualquer utilizador, ao entrar num centro comercial, seja informado sobre as lojas e os produtos que estão com promoção, bem como a percentagem do desconto.

Apesar de se tratar de um projeto piloto foi já premiado pelo Instituto Fraunhofer Portugal.

Vídeo: Gentilmente cedido pela assessoria da Universidade da Universidade de Coimbra

Discussão

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: