Eleições AAC - 24 e 25 Nov 2014, Ensino Superior

Alexandra Correia é recandidata à DG/AAC pela lista “Reset à AAC”

Corrida às eleições para a DG/AAC conta novamente com o projecto “Reset à AAC”, numa apresentação realizada num local simbólico. Por Cláudia Pereira

A apresentação da lista R aos órgãos sociais da Associação Académica de Coimbra (AAC) realizou-se hoje em frente à Loja do Cidadão, para alertar para a precariedade do emprego jovem desta “geração cada vez mais à rasca”, afirmou a candidata à presidência da direção-geral (DG/AAC), Alexandra Correia.

“A AAC deve ser dirigida por pessoas não alheadas da realidade dos estudantes” que enfrentam o desemprego, os cortes na educação e o aumento das propinas, defendeu a candidata à presidência da Mesa da Assembleia Magna (AM) da AAC, Cláudia Teles. Os estudantes da UC não conseguem pagar as propinas ficando “impedidos de fazer exames e de se candidatar”, frisou Alexandra Correia.

No regulamento pedagógico, que está a ser testado em algumas faculdades, a avaliação deixa de ser escolhida pelos estudantes e passa a ser escolhida pela faculdade. A candidata à DG/AAC esclarece que a avaliação é obrigatoriamente contínua, o que “obriga os alunos a frequentar as aulas, prejudicando os trabalhadores-estudantes”. O problema é que “os poucos professores que há, não têm capacidade de fazer avaliações contínuas de forma credível”, explicou Alexandra Correia.

O candidato a presidente do Conselho Fiscal (CF/AAC), Christoph Correia, afirmou ser necessária transparência e “devolver a credibilidade da AAC”. Deve-se “rejeitar contratos duvidosos que não beneficiem o universo estudantil e prejudiquem a AAC ao nível financeiro”, defendeu o candidato.

“É necessário pressionar a reitoria”, de modo a implementar as medidas “a curto prazo”, referiu Alexandra Correia. “Continuamos a receber denúncias de homofobia, portanto existe necessidade de diálogo para combater a opressão. Os problemas têm de ser discutidos. Há necessidade de fazer reset à AAC”, concluiu ainda a candidata a presidente da Mesa da AM da AAC.

No final apelaram a uma coligação com a Lista Resiste para que consigam aumentar a possibilidade de eleger uma pessoa para o Conselho Fiscal.

DSC04276

Foto: Cláudia Pereira

Discussão

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: