Ciência & Tecnologia

Museu da Ciência promove Semana Cultural da Ciência

Decorrerá de 24 a 29 de novembro a Semana da Cultura Científica no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC), que prentende promover e divulgar a cultura científica em Portugal. Por Sofia Lima e Carolina Marques

No âmbito da celebração anual da Semana da Ciência e Tecnologia, comemorada um pouco por todo o país, decorre em sintonia, a Semana da Cultura Científica no Museu da Ciência da UC. De 24 a 29 do presente mês, a par da Ciência Viva -projeto levado a cabo pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica-,  o evento semanal pretende corroborar esta aproximação da ciência a um público mais  heterogéneo e das mais variadas faixas etárias.

Desde uma variada quantidade de actividades pedagógicas direcionadas às escolas a palestras e comemorações de personalidades, como Luciano Pereira da Silva (1894-1926), docente e figura emblemática da UC ligada a estudos astronómicos e náuticos. Esta semana congrega, então, uma mescla de temáticas que pretende abordar a cultura científica na sua generalidade.

Iniciou-se, também,  uma rubrica intituladaCosmos, Asas e Falsificações – A Ciência na Palavra dos Poetas”, no novo programa da Rádio Universidade de Coimbra (RUC), “Conselho Cientifico”,  onde se enfatizou a necessidade de comunicar ciência.

Paulo Gama Mota, director do Museu de Ciência da UC, refere que o objetivo do Museu é “motivar a curiosidade e despoletar o interesse”, ao tentar “criar, através de ateliers, pequenas experiências e actividades uma compreensão dos fenómenos, sejam eles físicos, biológicos, químicos ou de outra natureza.”

A Semana da Ciência e Tecnologia pretende, nas palavras de Ana Noronha, directora executiva do Pavilhão do Conhecimento, levar “a ciência a locais onde a população não entende de ciência” e onde esta não está envolvida no seu quotidiano. Este laço de proximidade tem como principal meta “promover o contacto entre a comunidade científica e as escolas, que estiveram a trabalhar durante todo o ano e nestes dias abrem as portas para receber as famílias” e mostrar “o trabalho que envolvem os seus centros de investigação”, esclarece a diretora.

Nas palavras de Paulo Gama Mota, a semana que se inicia no dia 24 com a comemoração do aniversário de Rómulo de Carvalho, “extraordinário divulgador da ciência em Portugal”, perspectiva-se “animada”, com iniciativas para quem se dirigir ao Museu da Ciência da UC.

showImage

Foto: DR

Discussão

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: