A unidade da FCTUC assinala 25 anos ao serviço do consumidor no desenvolvimento de novas formas de conforto ambiental e de ambientes de trabalho. Por Ian Ezerin.
O evento de celebração do 25º aniversário da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) decorre hoje, dia 4, no auditório do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). De acordo com o presidente da associação, Domingos Xavier Viegas, “a ideia é lembrar a história da ADAI e aquilo que foram os seus anos de atividade e de serviço à universidade e ao país”.
Segundo o presidente, o programa das celebrações conta com uma sessão comemorativa na qual o vice-presidente, Manuel Carlos Gameiro, “vai fazer uma apresentação do historial da ADAI”. Estão também previstas intervenções de especialistas ligados à história da associação, entre eles o diretor da FCTUC aquando da criação da ADAI, José Dias Urbano.
Criada a 9 de julho de 1990, a ADAI está inserida no DEM e é um dos centros de investigação científica da Universidade de Coimbra (UC). Tem o estatuto de uma associação privada sem fins lucrativos dedicada à realização de investigação científica na área da aerodinâmica industrial. “Ao longo dos anos alargou a sua área de atividade para abranger outros temas, nomeadamente ruído, conforto ambiental e em ambientes de trabalho”, explica Domingos Xavier Viegas.
Entre os principais marcos da história da ADAI, o presidente destaca a integração da associação no Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA). Esta incorporação “ajudou a tornar a unidade de investigação mais multidisciplinar”, sublinha o dirigente do centro.
A cerimónia de encerramento do evento contará com a presença e intervenção do diretor do DEM, dos presidentes das câmaras municipais da Lousã e da Figueira da Foz, do presidente do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) e do vice-reitor da UC Amilcar Falcão.
Discussão
Os comentários estão fechados.