Eleições AAC - 23 e 24 nov 2015, Ensino Superior

Reunião nos Grelhados junta estudantes e candidato à DG/AAC

Projeto quer construir o programa eleitoral com os estudantes. Apresentação da candidatura está apontada para a próxima quinta-feira. Por Vasco Sampaio

O projeto Académica de Futuro, liderado por José Dias, candidato à Direção Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), reuniu ontem, 4, com os estudantes pela primeira vez. O encontro aconteceu na Cantina dos Grelhados, pelas 21h30, e serviu para informar os universitários acerca do funcionamento da AAC. A candidatura oficial do projeto vai ser apresentada “na próxima semana, em princípio na quinta-feira, dia 12”, como explica José Dias.

“O objetivo é fazer duas reuniões”, continua o candidato. Na primeira, explica-se aos estudantes “a dinâmica das diversas áreas” da Associação, “para que depois, na segunda reunião, estes consigam discutir de forma mais aberta todo o programa eleitoral”. “A comunidade estudantil tem de se envolver”, ainda que, garante José Dias, “o projeto tenha as suas próprias ideias e linhas orientadoras”.

Depois destes encontros, o projeto segue ainda uma sequência de outras reuniões. “Na terça, fechamos tudo em termos de programa eleitoral, para na quarta-feira trocarmos impressões finais”, nomeadamente com os núcleos de estudantes.

Sobre o projeto, o candidato adianta que será uma candidatura de continuidade com o que foi feito nos últimos três anos de DG/AAC: “Todas as ideias que vou aplicar daqui para a frente tiveram origem nessas mesmas DG”. Ainda assim, não dispensa “uma certa dose de inovação, para combater as falhas que aconteceram nos últimos anos”.

A mudança passa, sobretudo, por uma pretensão de reestruturação da DG, dividida em dois ramos. O primeiro é “politizar todos os pelouros que temos actualmente, mesmo aqueles que não tinham uma política”. Depois, José Dias fala também numa “reorganização ao nível das actividades e iniciativas” da AAC, para “só produzir as que tenham um impacto relevante”.

Uma dessas actividades é, adianta o candidato, “encetar a discussão para conseguir um novo movimento associativo com regras diferentes”. No passado dia 1 de junho, a AAC quebrou com o movimento atual. Internamente, no projeto Académica de Futuro, já se debate de que forma a AAC pode contribuir para um novo movimento que una associações académicas nacionais.

IMG_9018

Fotografia por Vasco Sampaio

Discussão

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: