Ensino Superior

Estudantes de erasmus reabilitam casa no Choupal

Voluntários procuram deixar a sua marca na cidade ao colaborar na iniciativa da ESN. As várias atividades passam pela pintura das paredes da casa e pela limpeza do espaço envolvente. Por Pedro Silva

O projeto promovido pela Erasmus Student Network (ESN) de Coimbra teve como objetivo a recuperação de uma casa na Mata Nacional do Choupal e contou com a participação de estudantes de mobilidade. A atividade, que decorreu até ao passado dia 7, procura complementar a oferta educativa para crianças entre os três e os dez anos.

A ESN de Coimbra recrutou “estudantes de erasmus para serem voluntários e ajudarem a recuperar a casa” adiantou Suse Mariz, membro do Departamento Social e Pedagógico da ESN. No total participaram 45 estudantes de mobilidade que trabalharam na limpeza do exterior da casa e na pintura das paredes interiores. Suse Mariz associa ainda a forte adesão dos estudantes internacionais a este tipo de iniciativa, dada “a vontade de deixar a sua marca” na comunidade conimbricense e o desejo de se sentirem úteis para a cidade.

O projeto foi financiado pela Erasmus Student and Alumni Association e contou com o apoio da Escola Superior de Educação de Coimbra. De acordo com Suse Mariz, “não há dificuldade em encontrar apoios, uma vez que as instituições são recetivas a parcerias para atividades da ESN”.

A rede de estudantes de erasmus tem ainda vários projetos previstos para o resto do ano letivo. O objetivo da ESN passa pela “promoção do voluntariado e ações sociais em que os estudantes de mobilidade possam contribuir para melhorar o país de acolhimento”, conclui Suse Mariz.

Discussão

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: