Cultura

Orquestras académicas encontram-se em Coimbra

A Tuna Académica da Universidade de Coimbra, após um trabalho iniciado o ano passado, concretiza o seu projeto de um concerto de orquestras clássicas académicas de diferentes universidades portuguesas. Por Philippe Alexandre Baptista

Tchaikovsky, Brahms, Mozart, Bizet ou, numa forma mais local, António Vitorino de Almeida, vão a palco este sábado no Pavilhão Centro de Portugal. Na sua primeira edição, o Encontro de Orquestras Académicas (EOA) vai acolher estudantes do Porto e Lisboa, para além de Coimbra, para um concerto organizado pela Tuna Académica da Universidade de Coimbra (TAUC).

O projeto já existe desde há alguns anos. A falta de patrocínios fez com que a organização tivesse de esperar, como declara o presidente da direção da TAUC, Ricardo Peres : “a tuna é uma organização sem fundos lucrativos, portanto não tem muita margem de manobra. Finalmente, desde do ano passado, conseguiu ter algum apoio da Reitoria e levar este projeto para a frente”.

O evento aposta na sua singularidade para ter sucesso, não sendo o único evento musical organizado, em Coimbra, por uma tuna. Ricardo Peres defende o projeto, ao dizer que o objetivo não é entrar em competição com outros eventos, mas propor algo de diferente. O Trovador e o EOA “são dois eventos e conceitos bastantes diferentes, o que foi feito para o EOA foi convidar orquestras clássicas que tocam música orquestral”.

A vontade dos organizadores do evento é sobretudo permitir que haja outras edições e que continue a prolongar-se no tempo. O presidente da direção da TAUC admite que “há sempre uma tentativa de continuação neste tipo de projetos, que parece muito viável, e uma outra edição pode vir a ter uma amplitude maior”.

Frente à diversidade pouco presente nos grupos convidados, Ricardo Peres lamenta uma atração débil para as orquestras de música clássica. “Não é fácil cativar pessoas a entrar neste tipo de projeto. Não há muitas orquestras académicas deste género em Portugal. Há mais algumas, e quantas mais houver, quantas mais vão ser convidadas”.

O concerto tem início amanhã, pelas 21h, e tem o apoio da Reitoria da UC, o Instituto Português do Desporto e Juventude, o Projeto Imagem e Comunicação e os Serviços de Ação Social da UC. A entrada é livre, embora o público seja convidado a fazer donativos que possam custear o evento.

Tauc Casino Estoril Novembro 2012_02

Fotografia: DR

Discussão

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: