Ciência & Tecnologia

Rochas e fósseis para descobrir no meio de Coimbra

Para além da observação, os visitantes têm a oportunidade de adquirir peças e até mesmo abri-las na hora para encontrar a beleza interna daquilo que, aparentemente, é apenas uma rocha. Por Fábio Lucindo

No meio dos expositores há uma máquina que abre rochas acabadas de comprar. São geodes de Marrocos, uma ínfima parte dos materias geológicos que os visitantes podem observar ou mesmo adquirir na XXI Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis. O evento, que teve início hoje e prolonga-se até dia 29, conta com a presença de 20 expositores de cinco países: Portugal, Espanha, Alemanha, Marrocos e Nigéria.

Assim que entra na feira, o visitante já encontra expostas diversas coleções de pedras preciosas e objetos de ourivesaria. Explorar o espaço e as suas galerias proporciona uma verdadeira viagem sinestésica onde o olhar é convidado a viajar por cores e texturas tão variadas quanto singulares. A configuração dos expositores contribui para tal. “Este ano está diferente e ocupa também o primeiro andar do edificio”, demonstra Ricardo Cruz, um dos organizadores da feira.

O leque de expositores renova-se a cada ano. Para esta edição, há quatro novos comerciantes, o que, para Ricardo Cruz, “dá uma visibilidade e dimensão maiores à exposição”. Para além da vertente comercial, a feira procura também “divulgar as áreas da mineralogia e paleontologia”, explica o organizador, ao mesmo tempo que “oferece acesso a um conhecimento mais profundo através de visitas guiadas e atividades para os mais jovens”, que contam com o apoio do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (MCUC).

Para além do MCUC, a mostra tem ainda o apoio do Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC e da Câmara Municipal de Coimbra. Esta organização conjunta representa “uma evolução das feiras anteriores, todos os anos é reforçado aquilo que há de melhor”, conclui Isaías Pinão, outro dos organizadores da iniciativa.

A XXI Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis pode ser visitada no Colégio de Jesus, em frente ao MCUC, até ao próximo domingo, entre as 10 e as 20h. As atividades englobadas no certame, embora gratuitas, carecem de marcação prévia, que pode ser realizada através do e-mail geral@museudaciencia.org.

IMG_2389

Fotografia: Fábio Lucindo

Discussão

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: