Francisco Mendes e Henrique Sousa têm treinado para alcançar o primeiro lugar . Apesar de não terem conseguido medalhas de ouro, saíram premiados das competições e atingiram as expectativas da equipa. Por Rita Espassandim
A Secção de Judo da Associação Académica de Coimbra (SJ/AAC) participou em dois campeonatos: o Torneio Internacional em Santiago Ojeda, no passado sábado dia 28 e o Campeonato da Europa de Judo para Cegos e Baixa Visão, que decorreu nos dias 26 a 29. Francisco Mendes alcançou a medalha de prata e Henrique Sousa conseguiu o sétimo lugar, respetivamente.
A presidente da SJ/AAC, Ana Sousa, declara que os resultados de Francisco Mendes eram esperados, “fez uma época muito positiva, com participação no Campeonato da Europa e no Festival Olímpico da Juventude e, numa fase de menos competição, teve um resultado excelente”. Já Henrique Sousa, único atleta a poder participar em competições paralímpicas, teve um resultado expectável devido ao seu nível de treino.
Os atletas treinam de forma regular para este tipo de competições e Francisco Mendes afirma que chegou a treinar “bidiariamente, duas horas e meia, quatro, dependendo dos dias”. O judoca diz que alcançar o segundo lugar foi positivo, dado que “é sempre bom subir ao pódio e representar Portugal e Coimbra”.
As maiores dificuldades que estes dois desportistas enfrentam são, no caso de Henrique Sousa, as diferenças de treino, uma vez que “ não costuma treinar com parceiros por ter regras diferentes do habitual”. Todavia, nos “últimos tempos tem sido feita uma adaptação que tem tido bons resultados”, declara a presidente. Já no caso de Francisco Mendes, a maior barreira é encontrar “parceiros de alto nível para treinar”. “Apesar de existir um excelente tapete, nem sempre é fácil arranjar pares para ele”, aponta. O atleta garante que daqui para a frente vai dar sempre o seu melhor e “sair satisfeito dos treinos”.
O Campeonato Europeu de Judo para Cegos e Baixa Visão é a competição mais importante do calendário de Judo adaptado e a primeira prova internacional da modalidade paralímpica que se cumpre em Portugal. Já o Campeonato da Europa de Judo contou este ano com 109 atletas de 18 nacionalidades e realizou a sua 15ª edição.
Até ao momento não foi possível recolher declarações junto do atleta Henrique Sousa.
Fotografia gentilmente cedida pela Secção de Judo da AAC
Discussão
Os comentários estão fechados.