Cidade

Projeto Refood começa a combater o desperdício alimentar em Coimbra

 A iniciativa promove o voluntariado e visa mobilizar a comunidade estudantil para esta causa. Por Rita Espassandim e Rita Portugal

O projeto Refood foi criado pelo norte-americano Hunter Halder em 2011 e a sua apresentação tem lugar hoje, pelas 21 horas, no auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC). Trata-se de uma iniciativa de cariz não lucrativo que tem como objetivo combater o desperdício de bens alimentares e distribuí-los pelos mais carenciados.

David Castro, estudante da Faculdade de Direito da UC, conta que os voluntários deslocam-se a “todos os estabelecimentos, contactados previamente, onde possa existir desperdício alimentar para que, de seguida, possam proceder ao devido embalamento e distribuição”.

A organização trabalha todos os dias e tem como essência do seu funcionamento “as pessoas, que disponibilizam uma pequena quantidade do seu tempo para o transformar em valor acrescentado para os outros”, salienta o estudante.

A reunião de hoje conta com a presença do mentor da iniciativa, Hunter Halder, conhecido por “estrangeiro maluco”. David Castro salienta a importância dos estudantes de Coimbra, que “vão ter um papel preponderante no movimento”. Qualquer pessoa pode ser voluntária da Refood, desde que “tenha empenho e boa vontade” conclui o estudante.

Re-Food 1

Fotografia: Magalí Zaslabsky

Discussão

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: