Reunião de trabalho científico visa criação de rede de comunicação interdisciplinar, de forma a elevar estatuto da UC. Por Rita Fonseca e André Sobral
Cooperação entre faculdades da Universidade de Coimbra (UC) é o que pretende o 13º Encontro Anual do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da universidade, nos próximos dias 17 e 18 de dezembro. O evento acontece no auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCTUC) com o intuito de estabelecer ligações entre áreas que vão desde as Neurociências à Matemática.
O presidente do CNC, João Ramalho Santos, esclarece o seu objetivo: “este ano apostamos em convidar investigadores de outras áreas da UC, para ver se é possível fazer pontos interdisciplinares”. Assim, promove-se maior eficácia e rentabilidade ao jogar com modelos matemáticos e computação ou com o uso de instrumentações da Física em aplicações de microscopia ou de análise biológica.
O fim último desta aposta em diferentes áreas é o de “criar uma imagem de marca da UC”. A apresentação de resultados de investigações e a partilha de conhecimentos durante o encontro permitem, segundo o presidente do CNC, avanços nas descobertas científicas e a projecção da universidade a nível nacional.
No congresso, vão ser apresentadas investigações sobre doenças neurodegenerativas e relacionadas com o metabolismo, mas também aplicações biotecnológicas para novas terapias baseadas em vetores e em células estaminais. Temas como estes têm proporcionado “vários prémios e financiamentos importantes” nos últimos anos, destaca o presidente do CNC.
A iniciativa reúne também oradores especiais do Centro de Matemática, do Instituto de Sistemas e Robótica, do Centro de Física Computacional e do centro de Estudos Sociais da UC e da Universidade de Lisboa.
Fotografia: DR
Discussão
Os comentários estão fechados.