Ensino Superior

Novos órgãos sociais da FAIRe tomam posse

Alguns dos principais objetivos do novo presidente passam por conseguir alternativas para o financiamento do Ensino Superior e rever os estatutos da organização. Por Mariana Bessa e Rita Fonseca

Leonardo Silva Martins é o novo presidente da comissão executiva da Federação Académica para a Informação e Representação externa (FAIRe). Numa cerimónia que teve lugar hoje, 10, na Sala do Senado, situada na Reitoria da Universidade de Coimbra (UC), Leonardo Silva Martins relembrou a urgência de “representar os estudantes do Ensino Superior português a nível nacional, promover a internacionalização e o associativismo estudantil e proceder a uma revisão estatutária profunda” da FAIRe.

Acerca do financiamento para o Ensino Superior, afirma que o plano “está delineado” e que é premente “arranjar alternativas às cotas que têm sido a principal fonte de financiamento das estruturas”. Sublinhou a importância de “criar esforços para obter financiamento junto de entidades públicas e privadas através do estabelecimento de parcerias”.

Preocupado com os dados divulgados pela Comissão Europeia, que denunciam a fraca adesão ao programa Erasmus no ano letivo de 2013/14, Leonardo Silva Martins critica as desigualdades no acesso ao programa de mobilidade, provocadas pela crise económico-financeira das famílias portuguesas. O presidente da FAIRe avisa ainda que as bolsas da Direção Geral do Ensino Superior são insuficientes e que o programa Erasmus não deve ser elitizado.

Finalizou o discurso com uma referência às instituições de ensino superior, que “não se podem limitar a ser uma fonte de procura do saber e investigação” e contrapôs com a necessidade de haver “um forte estímulo de formação cultural e vivência universitária”.

A tomada de posse dos órgãos sociais da FAIRe contou ainda com a intervenção do Reitor da UC que, entre a partilha de histórias estudantis passadas, incentivou o novo presidente.

IMG_9317

Fotografia: Rita Fonseca

Discussão

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: