Desporto

Judo da AAC conquista ouro em França

Atleta vencedora acaba de recuperar de uma lesão. Medalha conquistada vem na continuação de vários sucessos desportivos conquistados pela SJ/AAC. Por Rita Espassandim

A Seccção de Judo da Associação Académica de Coimbra (SJ/AAC) triunfou no passado dia 13. A medalha de ouro da categoria -52kg do Torneio Internacional de Laval, em França, foi conquistada pela atleta Leandra Freitas. No torneio francês participou ainda outra atleta da AAC, Catarina Costa.

Leandra Freitas ganhou todos os combates da sua poule e apurou-se de imediato para os quartos de final, onde saiu vitoriosa com vantagem máxima. A atleta, que tinha acabado de recuperar de uma lesão que a impediu de participar na Taça do Mundo de Casablanca, em março do ano passado, voltou, assim, às vitórias.

Gustavo Andrade, representante da SJ/AAC, explica que “apesar de esta prova ter funcionado como uma reavaliação da atleta depois da lesão”, a judoca superou-se e trouxe para casa a medalha mais importante.

Catarina Costa, a outra participante do torneio, é uma atleta júnior. O representante da SJ/AAC explica que a sua participação “serviu, também, como treino neste escalão para o futuro Campeonato Nacional de Júniores, que vai ter lugar no próximo dia 27”.

Os atletas da secção já tinham ganho medalhas de ouro, prata e bronze no ano passado, no Campeonato Zonal de Júniores. Gustavo Andrade declara que os bons resultados atingidos pela secção devem-se não só aos atletas, mas também à “equipa técnica” que a secção tem e à “estrutura diretiva, que oferece todas as condições para que as coisas corram bem”.

Os atletas de alta competição, como é o caso das anteriores mencionadas, têm treinos bidiários. O trabalho dos treinadores deve ser também valorizado, pois, como afirma Gustavo Andrade, é exigida aos praticantes da modalidade “muita dedicação e uma planificação de treinos bem organizada”.

Para além destes treinos, estes atletas costumam participar em estágios internacionais, como foi o caso de Catarina Costa e Leandra Freitas, que participaram num estágio em Paris antes da competição em Laval. Até à publicação deste artigo, não foi possível contactar as atletas.

Com Mariana Afonso

laval 2

Fotografia gentilmente cedida por: Secção de Judo da Associação Académica de Coimbra

Discussão

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: