Após três meses de treino, atleta considera a vitória “gratificante”, naquela que foi a sua primeira competição. Por Rita Portugal
O I Torneio de Iniciação de Halterofilismo qualificou Rui Girão, atleta da Secção de Halterofilismo da Associação Académica de Coimbra (SH/AAC) para o Campeonato Nacional Absoluto, a realizar em julho. A prova, que teve lugar no Ginásio Atlético Clube, na Baixa da Banheira, decorreu no passado sábado, dia 13 de fevereiro.
O atleta saiu vitorioso daquela que foi a sua primeira competição. Como falhou apenas um movimento no arremesso, atingiu o total de 165 kg e alcançou o 2º lugar entre sete praticantes da modalidade. A preparação durou “cerca de um mês”, segundo Rui Girão, que treinou “diariamente, de segunda a sexta-feira”.
Alexandre Brás, treinador da SH/AAC confessa ser “muito gratificante ver o trabalho do atleta recompensado”. Trata-se de um jovem que “começou há relativamente pouco tempo”, mas que, apesar disso, já conseguiu “objetivos acima do esperado”, acrescenta.
Para o Campeonato Nacional Absoluto que se segue, a ambição é “sempre o primeiro lugar” afirma Alexandre Brás. O treinador pretende conquistar “dois títulos”, um feminino e um masculino, assim como “alguns lugares de pódio”.
Dora Lontro, presidente da SH/AAC, explica que o apuramento aqui conseguido “deu a possibilidade de ter mais um atleta a representar a Académica a nível nacional”.
Apesar dos bons resultados, a preparação para as provas e a existência de um local de treino são ainda obstáculos para a secção. Após o encerramento do pavilhão onde treinavam, no verão passado, deslocaram-se para o pavilhão Mário Mexia, segundo conta Alexandre Brás. Em dezembro tiveram de abandonar o espaço em busca de “áreas alternativas, como ginásios de musculação” explica o treinador. É num destes ginásios que Rui Girão se vai preparar para o próximo campeonato.
Fotografia gentilmente cedida pela Secção de Halterofilismo da Associação Académica de Coimbra
Discussão
Os comentários estão fechados.