Fotógrafo de Coimbra acompanhou batalhão de Infantaria em La Lys. São agora divulgadas imagens que mostram o quotidiano dos soldados durante a guerra. Por Gabriela Salgado
A antecipar a sua participação no Congresso Internacional Portugal na Grande Guerra, o Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes (NCLC) vai apresentar, no dia 17 de fevereiro, o espólio fotográfico que possui, relativo à participação portuguesa na Primeira Guerra Mundial. A apresentação, a acontecer na Sala Lopes Melo do edifício da Liga é dirigida em especial aos órgãos sociais do Núcleo, mas está aberta à comunidade.
O Núcleo tem na sua posse um conjunto de negativos de vidro tirados por um fotógrafo de Coimbra que acompanhou o Batalhão de Infantaria 23. “Na Primeira Guerra Mundial tinha sido nomeado um fotógrafo de guerra”, como relembra o presidente da direção, João Paulino. O fotógrafo de que aqui se fala “não foi destacado, mas gostava de fotografia e tinha as máquinas para a produzir”, o que não era comum na altura.
As fotografias que aqui se apresentam são apenas parte da coleção do fotógrafo. O espólio completo, que vai ser apresentado de 8 a 10 de março no Congresso, inclui imagens “da Primeira Guerra em La Lys, França”, mas também “fotografias da cidade de Coimbra e algumas fotografias de família”.
O presidente da direção do NCLC considera este património “bastante interessante e importante” e afirma que o objetivo pretendido é o de “divulgar as fotografias à comunidade coimbrã, portuguesa e internacional”. A organização almeja ainda a compilação do espólio fotográfico em livro, com um enquadramento textual das fotografias. “Quando são enquadradas com algo escrito, as imagens têm uma envolvência, uma história, que é mais interessante que as próprias fotografias”, explica João Paulino.
Para além da divulgação, o presidente admite ainda que pretendem, com esta iniciativa, que surjam oportunidades para “que seja feito algo mais com as fotografias”.
Fotografia gentilmente cedida pelo Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes
Discussão
Os comentários estão fechados.