Cultura

51 anos de selos para a Secção Filatélica

Colecionadores e sócios celebram o aniversário da secção a relembrar história com tertúlias e entrega de prémios. Esta comemoração marca a resistência da filatelia frente a uma crescente diminuição do interesse. Por Philippe Alexandre Baptista e André Sobral

A sobrevivência das diferentes secções da Associação Académica de Coimbra (AAC) depende sempre da paixão dos seus sócios. Exemplo disso é a Secção Filatélica da AAC (SF/AAC), que comemora amanhã, dia 27 de fevereiro, o seu 51º aniversário.

A celebração deste aniversário vai contar com um leque de atividades destinadas tanto aos sócios da secção, como a todos os interessados na modalidade. A iniciativa vai incluir, da parte da manhã, um passeio livre pela Feira de Colecionismo e Velharias, na Praça do Comércio, ao qual se seguem, da parte da tarde, dois espaços de debate e um convívio entre todos os participantes no edifício da AAC.

Um dos espaços de discussão agendados terá como ordem de trabalhos a exposição da medalha comemorativa, a entrega de prémios de um passatempo realizado entre sócios e a apresentação do livro de atas do congresso de filatelia, todos referentes ao aniversário do ano passado. Segundo o tesoureiro da SF/AAC, Nuno Cardoso, “o resto do tempo será passado numa tertúlia filatélica entre os colecionadores”.

Nuno Cardoso espera que este evento proporcione aos sócios e adeptos da filatelia de Coimbra “momentos de convívio e divulgação, onde se origina sempre a possibilidade de se descobrir mais uma peça que se integre na coleção”. O tesoureiro da SF/AAC admite, no entanto, que “colecionar selos acaba por ser uma atividade muito solitária, portanto é importante proporcionar convivência entre as pessoas”.

Embora sem uma adesão numerosa, com colecionadores “que se contam pelos dedos das mãos” como resume Nuno Cardoso, a secção assegura um “balanço positivo nos últimos anos”, que se comprova com “prémios de literatura filatélica e de exposições que tem ganho”. O lançamento da revista da SF/AAC, “Cábula Filatélica”, é dos próximos eventos marcados, embora ainda sem data prevista.

(Cultura) Secção Filatélica - Stephanie Sayuri Paixão

Fotografia: Stephanie Sayuri Paixão

Discussão

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: