Cultura

Quotidiano das crianças no hospital é apresentado em “Óscar e a senhora cor-de-rosa”

Temas tabu do dia-a-dia de crianças internadas são apresentados por e para jovens, inspirados numa novela belga. Peça constitui tentativa de despertar consciências para esta realidade. Por Cristina Pinilla Carrasco e Mariana Saraiva

A peça “Óscar e a senhora cor-de-rosa”, uma adaptação da obra do autor belga Éric-Emmanuel Schmitt e encenada por João Paulo Janicas, sobe a palco dia 27 de fevereiro no Teatro-Estúdio Bonifrates, situado na Casa Municipal da Cultura de Coimbra.

A encenação desenvolve uma temática controversa e aborda “a história de uma criança de 10 anos, que se encontra num hospital com uma doença terminal e desenvolve uma amizade com uma senhora que faz voluntariado, a senhora cor-de-rosa”, como afirma João Paulo Janicas.

Esta representação integra-se num projeto da Cooperativa Bonifrates denominado Junior, que envolve crianças e jovens a colaborar na peça. O tema a tratar é, segundo o encenador, “tabu dentro do público mais novo”. Acrescenta ainda que “é algo que ninguém tem vontade de falar, para os adultos abordar questões como a doença e a morte já é difícil, mas não serve de nada colocar o assunto debaixo do tapete”. O evento é direcionado não só a um público infanto-juvenil, como também a todos os que estejam interessados na história.

A adaptação do livro mostra a importância de se estar acompanhado nos grandes momentos da vida. Tal como refere João Paulo Janicas, o objetivo da peça “é ajudar os jovens e as crianças a conversar, a perceber e a falar de determinadas coisas connosco e entre eles, enquanto pensam numa determinada realidade”.

A história da peça decorre num hospital onde estão internadas crianças, razão pela qual ao encenador “pareceu ser importante estabelecer uma parceria com o Hospital Pediátrico de Coimbra”. Esta união passou por vários momentos importantes no trabalho dos atores, que incluiu uma visita a este hospital e a ida de um técnico de saúde para falar sobre a vida hospitalar e sobre determinadas doenças.

foto óscar e senhora cor de rosa

Fotografia gentilmente cedida por Cooperativa Bonifrates

Discussão

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: