Cultura

Recolha de materiais por uma Queima mais ecológica

Grupo Ecológico da AAC premeia a angariação de produtos recicláveis com uma campanha que já conta com quatro edições a sensibilizar o público estudantil. Por Flávia Alves e Cristina Pinilla Carrasco

O Grupo Ecológico da Associação Académica de Coimbra (GE/AAC) dinamiza, pelo quarto ano consecutivo, uma campanha que visa a recolha de produtos recicláveis, com vista a sortear bilhetes gerais para a Queima das Fitas 2016 (QF’16). A iniciativa decorre até “uma a duas semanas antes da QF’16”, como esclarece o presidente do GE/AAC, Tiago Mendes.

De acordo com Tiago Mendes, o ponto de partida da iniciativa é a “sensibilização para a necessidade de reutilizar muitas das coisas que usamos todos os dias e às quais nem sequer damos importância”. Tampas de plástico, rolhas de cortiça e óleo alimentar usado são os alvos das campanhas realizadas até à data. Tiago Mendes acrescenta ainda que “este ano vai proceder-se à recolha de papel”.

O motivo da escolha destes materiais prende-se com a intenção de “angariar produtos que estejam ligados à comunidade estudantil, durante a altura mais mediática do ano”, como refere o presidente da GE/AAC. A recolha do óleo alimentar usado efetua-se com o propósito de “divulgar a plataforma existente nos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra, aberta durante todo o ano”, adianta Tiago Mendes.

O presidente da GE/AAC alerta ainda para a importância das rolhas de cortiça como “matéria-prima no nosso país e o pelo facto de poderem ser recicladas”. Ao mesmo tempo, as tampas conseguidas durante a campanha “são trocadas por árvores a ser plantadas”.

De modo a alcançar o maior número de participantes possível, a campanha tem sido divulgada através das redes sociais. Tiago Mendes confirma que os bilhetes vão ser entregues aos vencedores “logo após a data da recolha dos materiais”. O presidente da secção não deixa de referir que “o GE/AAC serve como ponto de recolha destes materiais durante todo o ano”.

IMG_3185

Fotografia: D.R.

Discussão

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: