Universidade

Mercado laboral apresentado aos estudantes na Semana da Carreira

Acesso ao mundo do trabalho facilitado por evento promovido pelo Gabinete de Saídas Profissionais da UC. Atividades desenvolvidas visam preparar alunos para futuro emprego. Por Mariana Bessa e Pedro Silva

Nas várias faculdades da Universidade de Coimbra (UC) tem sido possível compreender como se faz a transição do Ensino Superior para o mercado de trabalho. Esse exercício deve-se à Semana da Carreira, que termina a 17 de março, onde é dada a oportunidade aos alunos finalistas da universidade para, entre outras competências, aprenderem a elaborar um currículo de trabalho e prepararem-se para futuras entrevistas de emprego.

Segundo a chefe da Divisão de Planeamento e Saídas Profissionais (DPSP) da UC, Ângela Ferreira, a Semana da Carreira “consiste num conjunto de atividades que inclui sessões de desenvolvimento de ‘soft skills’ [características pessoais que promovem boas relações com os outros], elaboração do curriculum vitae, procura de emprego com forte componente de ‘LinkedIn’, preparação e simulação de entrevista e revisão do currículo”.

Competências como criatividade, flexibilidade, resolução de problemas, trabalho de equipa, rigor e atitude comercial parecem ser algumas das mais valorizadas junto de empregadores e diplomados, segundo o estudo “Preparados para Trabalhar?”, da responsabilidade da Fórum Estudante. A chefe da DPSP explicou que a publicação serviu de base ao ‘workshop’ Vitaminas no Emprego, inserido nesta iniciativa.

De acordo com Ângela Ferreira, estas aptidões devem ainda estar associadas a um currículo “devidamente organizado, com informação importante para aquele posto de trabalho”, por oposição a “currículos com erros ortográficos, extensíssimos, com informação irrelevante para aquela oferta”.

Relativamente à adesão, a chefe da DPSP considera-a como positiva. Ainda que “as inscrições não estejam completas, nunca estiveram tão cheias como estão atualmente”, conclui. No entanto, realça a importância de o Gabinete de Saídas Profissionais ser mais divulgado e ter uma ação mais próxima dos estudantes.

A Semana da Carreira termina no dia 17 na Faculdade de Direito da UC e serve de introdução à Feira de Emprego da UC, a realizar-se nos dias 27 e 28 de abril.

Torre Universidade-cópia

Fotografia: DR

Discussão

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: