Cultura

Cinemalogia dá início às filmagens de “Em banho de paragem”

Grupo de formandos do curso de cinematografia realiza e produz curta-metragem que aborda a manipulação de memórias de uma biografia póstuma. Por Cristina Pinilla Carrasco e Mariana Saraiva

Cinemalogia, o curso de cinema promovido pelos Caminhos do Cinema Português, vai dar início às filmagens da curta-metragem idealizada nos últimos meses pelos seus alunos. “Em banho de paragem” vai ser rodada em sete locais diferentes da cidade de Coimbra, entre 19 a 23 de março. O assunto do projeto integra-se na temática da 18ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

A realizar no âmbito do curso que promove a sétima arte, a iniciativa pretende que os formandos adquiram experiência na realização de filmes, “desde a pré-produção, produção, realização e pós-produção”, esclarece o diretor de produção e coordenador pedagógico do curso de cinema, André Cardoso.

A narrativa conta a história de Alexandre, filho de um professor universitário que participou na Guerra do Ultramar, que é contactado por uma editora que mostra interesse na realização de uma biografia póstuma do pai. Ao procurar informação entre diários, livros e rascunhos, o protagonista “encontra um negativo onde se vê o seu pai, acompanhado por outras pessoas, em África, a segurar a cabeça de um negro”, explica André Cardoso.

O filme tem, como pano de fundo, “o massacre de Wyramu, que aconteceu em Moçambique, na década de 70” e coloca em evidência o debate interior de Alexandre sobre “se entrega ou não o negativo encontrado à editora”, clarifica o diretor de produção e coordenador pedagógico do curso de cinema. A obra gira em torno da questão “da manipulação da memória, até que ponto o que nos é dito é, ou não, real” enquanto se tenta mostrar como uma história pode ser aldulterada.

Para além da realização de “Em banho de paragem”, o curso Cinemalogia planeia a sua “pós-produção, montagem, edição e correção de imagem, edição de som e escolha de bandas sonoras”, conclui André Cardoso.IMG_9663

Fotografia: Mariana Saraiva

Anúncios

Discussão

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: