Cultura

Repúblicas abrem as portas durante uma semana de eventos

Casas dos estudantes dão a conhecer a sua história. Iniciativa quer promover o convívio e o estatuto de comensal. Por Alexandre Gouveia

25 repúblicas de Coimbra vão receber concertos, workshops, jogos, performances e sessões de cinema. As iniciativas inserem-se na Semana das Repúblicas, que começa amanhã, dia 29, e se prolonga até ao dia 5 de abril. Esta é uma semana em que “as repúblicas estão de portas abertas” a todos os que as queiram visitar, afirma Rita Brás, representante da República Bota-Abaixo.

A ação tem como principal objetivo “mostrar as repúblicas como casa comunitária” continua Rita Brás. Também Ricardo Granger, membro da República Ninho dos Matulões, aponta que um dos objetivos “é dar a conhecer as repúblicas e sua história” e mostrar porque são importantes na vida académica dos estudantes.

Nesta sua 4ª edição, a Semana das Repúblicas inicia-se com um roteiro. O percurso começa às 15 horas na República Rápo Táxo e acaba no Ninho dos Matulões com o Jantar do Barbeiro. As atividades deste primeiro dia encerram na República Rosa Luxemburgo com a festa ‘Psychedelic 60´s’, que se estende pela noite adentro. Ainda no mesmo dia, a exposição “Ai Margarida” é inaugurada na República Bota Abaixo.

Para além de “abranger todas as pessoas”, a semana de atividades permite ainda aos que nela participam “presenciar a experiência do que é ter o estatuto de comensal numa república”. Rita Brás explica que o estatuto é o de alguém “que faz parte da casa e partilha refeições com os restantes membros da república”. “A única diferença é que não tem um quarto na casa”.

A 5 de abril a Tainada Comunitária vai encerrar a semana, no Jardim da Sereia, e promover o convívio entre “todas as pessoas que participaram e que se vão conhecer ao longo do programa” refere a representante da Bota Abaixo. Até lá, todas as atividades vão ser divulgadas pela organização na página de ‘Facebook’ da Semana das Repúblicas.

Republica_PraKisTao_by_HomaSari

Fotografia: Arquivo

Discussão

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: