Ciência & Tecnologia

Jornadas Transdisciplinares 2016 procuram fazer repensar a Humanização

Programas sociais e científicos vão ser abordados em palestras, conferências e ‘workshops’. Inscrições para participantes vão estar abertas ao longo de todo o evento. Por Andreia Alves e Sílvia Santos

“Oferecer aos estudantes e não estudantes inscritos novas perspetivas a cerca do mundo atual” é desta forma que a presidente do Núcleo de Estudantes de Psicologia, Ciências da Educação e de Serviço Social da Associação Académica de Coimbra (NEPCESS/AAC), Susana Santos, define o objetivo das Jornadas Transdisciplinares. Assim, surgiu o tema “(Re)Pensar a Humanização: Desafios num Mundo em Constante Mudança”, que vai ser explorado nesta nova edição do evento que está marcada para próximos dias 5, 6 e 7 de Abril. O acontecimento vai ter lugar na Faculdade de Psicologia, Ciências da Educação e de Serviço Social (FPCEUC).

Para fazer os participantes “pensar enquanto Homens em interação com os outros”, as Jornadas Transdisciplinares deste ano contam com um programa científico e social diverso, com um painel de 30 oradores que “por si só é uma inovação” refere a Presidente do NEPCESS/AAC. O programa científico engloba várias palestras, ‘workshops’ e conferências. A cápsula do tempo, uma “caixinha onde as pessoas vão poder deixar as suas mensagens acerca das perspetivas que têm do mundo”, é o que Susana Santos destaca no programa social. Para além disso, o programa vai contar ainda com duas oficinas, uma de escrita criativa e outra organizada em parceria com a Secção de Defesa dos Direitos Humanos da AAC.

Os oradores vão ser outro ponto de referência das Jornadas Transdisciplinares. O monge Gen Kelsang Togden é um dos oradores que Susana Santos refere como sendo “uma inovação, porque nos vai dar uma nova perspetiva sobre ‘mindfulness’”. Para falar sobre a área das expressões faciais, o NEPCESS/AAC decidiu convidar ex-alunos da FPCEUC, como por exemplo, Tiago Miranda Adegas. José Pinto da Costa merece também o destaque da presidente, que o considera “uma pessoa com muito prestígio, e mais afincado na psicologia forense”.

As jornadas transdisciplinares também vão englobar duas exposições fotográficas. A primeira, intitulada “Um Estranho por Dentro”, vai ter neste evento a sua primeira exposição nacional. Este consiste em fotografias tiradas a sujeitos desconhecidos para procurar compreender a sua história. A segunda exposição tem como tema “Viver em Liberdade”, um projeto aberto a toda a comunidade estudantil que foi realizado antes das Jornadas e cuja apresentação oficial vai ter lugar no evento.

As inscrições para a participação nas jornadas vão estar abertas ao longo de todo o programa. Susana Santos remata que, para as duas oficinas, as inscrições não requerem participação nos restantes eventos.

IMG_9897

Fotografia: Sílvia Santos

Discussão

Os comentários estão fechados.