Ciência & Tecnologia

Ciclo de conversas partilha experiências de Design

Colóquios contam com personalidades diferentes todos os anos. Profissionais trocam metodologias e processos de trabalho com alunos e entusiastas. Por Rita Portugal

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra abre portas nos dias 6, 13, 20 e 27 de abril para a nona edição do Ciclo de Conversas Design+Multimédia. A sessão é aberta ao público e visa a partilha de experiência por profissionais do Design, bem como de outras áreas do saber. Um total de oito oradores discursa, assim, todas as quartas feiras do mês de abril, às 14 horas.

O designer gráfico Francisco Laranjo e a designer de tipos Joana Correia são os convidados do primeiro encontro, realizado entre o Departamento de Engenharia Informática e o Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCTUC). Nuno Coelho, coordenador do ciclo, considera o próprio Design uma área interdisciplinar e não “fechada em si mesma, hermética”. Como tal, “não faz sentido trazer apenas profissionais deste domínio” pois ele “comunica com todas as áreas do conhecimento”.

A iniciativa surgiu em 2008, ano de abertura da licenciatura em Design e Multimédia da FCTUC, e foi criada por docentes do curso como “medida de divulgação”, afirma Nuno Coelho. A tradição mantém-se e, este ano, para além de “designers gráficos, de tipografia e de comunicação”, os interessados podem contar com a presença de “artistas, uma antropóloga e uma advogada, que vem falar de questões de direitos de autor”.

O coordenador salienta que, para visualizar as obras de outros designers, “temos de aceder a plataformas digitais, onde apenas se encontram o portefólio e trabalhos finais”, quando “o mais importante para os alunos é aprender a metodologia”. Assim, realça que a relevância deste tipo de conferências se prende com o facto de os profissionais “partilharem aquilo que não é visível num trabalho finalizado”, já que vêm “falar mais do processo de produção ao invés do produto final”.

No final de cada sessão é reservado um espaço para perguntas da audiência, de forma a fomentar a conversa. A entrada é livre e não requer pré inscrição.

IMG_9875_editada

Fotografia: Alexandre Gouveia

[artigo corrigido às 11 horas de 6/04/2016]

Discussão

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: