Ciência & Tecnologia

Futebol e Ciência têm encontro marcado no Museu

Jogadores da Académica/OAF visitam exposição com o objetivo de demonstrar o funcionamento da simulação de um acelerador de partículas de LHC. Por Flávia Alves e Fábio Lucindo

“Proto Futebol” é o nome do desafio que os jogadores da Académica/OAF enfrentam de forma a fazer colidir os protões com remates, para simular o funcionamento do acelerador de partículas LHC. Esta é uma instalação multimédia que integra a exposição “Partículas- do Bosão de Higgs à matéria escura”, aberta a visitas até 23 de abril, no Museu de Ciência da Universidade de Coimbra (UC).

Segundo comunicado de imprensa da UC, a iniciativa pretende exemplificar investigações acerca do Universo. O jogo consiste numa simulação do acelerador de partículas LHC. O movimento de dois jogadores a pontapear, dentro do túnel interativo, resulta em protões de energia, que acabam por colidir.

Trata-se de “uma atividade para aproximar o plantel à cidade e à UC”, sublinha o vice-presidente da Académica/OAF, Luís Godinho. O objetivo, acrescenta, é ainda comprovar “um estudo que a UC está a realizar”. “Tudo o que sejam iniciativas para aproximar a equipa de futebol à cidade e à UC são positivas”, refere o vice-presidente, que espera existir “o maior número de visitantes possível e que seja um sucesso”.

“Foi a organização que fez o convite e estamos muito honrados com isso”, afirma Luís Godinho. Na iniciativa vai estar presente o capitão da equipa, Nuno Piloto e outros atletas da equipa, incluindo jogadores brasileiros. Os jogadores da Académica/OAF vão estar presentes no local da exposição a partir das 17h30 e a mesma vai estar aberta ao público enquanto estiverem presentes os atletas, o que torna possível o contacto direto entre desportistas e adeptos.

[editado por Inês Duarte]

IMG_4067

Fotografia: Fábio Lucindo

Discussão

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: