Cultura

Ciclo de rádio ao vivo termina com Ana Luísa Amaral

FLUC deu a conhecer escritores portugueses e as suas obras, em parceria com a RUC. Sessões vão ficar disponíveis em ‘podcast’. Por Gabriela Salgado

Evento integrado na 18ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra (UC), o ciclo “Não te Livres do Livro”, conjunto de entrevistas a personalidades da cultura, escritores e gente ligada às letras, chega ao fim esta quinta-feira. A última sessão, que vai ter lugar no Instituto de Estudos Brasileiros, a partir das 16 horas, é uma conversa a Ana Luísa Amaral.

Para Mariana Oliveira, estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) e colaboradora da Rádio Universidade de Coimbra (RUC), que vai conduzir a entrevista, a escolha de Ana Luísa Amaral “fez todo o sentido”. A autora, para além de criadora literária, foi professora de Literatura e Cultura Inglesa e Americana na Universidade do Porto e está também ligada à área dos estudos feministas. Na sua obra, conta com dezenas de livros de poesia, teatro, infantis e romances e venceu vários prémios literários.

O objetivo da entrevista é ter “uma conversa à volta da obra, do percurso e do pensamento de Ana Luísa Amaral”, explica a estudante da FLUC. O ciclo, uma organização conjunta entre a FLUC e a RUC, pretendeu ser “um programa de rádio ao vivo”. Teve quatro sessões, após o cancelamento de uma entrevista ao então ministro da Cultura, João Soares, e contou com a presença de escritores como Frederico Lourenço, Gonçalo Cadilhe e Teolinda Gersão.

Nas entrevistas “o protagonista é o entrevistado”. O objetivo passou por preparar uma “entrevista honesta” e trazer algo de novo, não apenas “repisar lugares-comuns”. Nas palavras de Mariana Oliveira, trata-se de “rádio ao vivo, é a rádio que sai do estúdio”. Como tal, é reservado um tempo no final da entrevista para perguntas do público.

Este é um evento que “não se esgota em si mesmo”, pois passou e vai passar na rádio. Para quem não puder estar presente ou não escutar em direto, no final todas as sessões vão ficar disponíveis em formato ‘podcast’.

Fluc-1

Fotografia: Arquivo

Discussão

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: