Ensino Superior

Improve Coimbra pretende trazer mudanças à cidade

Sala de estudo aberta 24 horas por dia e remoção de grafittis das Escadas Monumentais são alguns dos projetos a serem discutidos. Por João Ruivo e Mariana Saraiva

Numa cidade onde a maioria da população são estudantes, surge o Improve Coimbra, um movimento que procura envolver a comunidade no levantamento e resolução de problemas. Com origem “Start Up Meet Up Coffee Coimbra”, este evento mensal dá lugar a um debate, durante um fim-de-semana, sobre “o que está mal na cidade”, como explica a organizadora logística da Improve Coimbra, Filipa Cruz.

O movimento está a cargo da Jeknowledge, a Junior Empresa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), cujo trabalho incide sobre as áreas da Engenharia e Gestão. Tal como assegura Filipa Cruz, esta empresa “está a dar uma nova vida ao Improve Coimbra”.

Um dos projetos em cima da mesa, considerado de interesse maior para os estudantes, é a reabilitação de um edifício ou de um piso degradado para a construção de uma sala de estudo, que procura diferenciar-se por estar aberta 24 horas.

O desenvolvimento deste projeto prende-se com a necessidade de criar um espaço diferente. “Apesar das boas infraestruturas disponíveis pela UC, estas têm horários limitados”, como defende Filipa Cruz. Porém, a organizadora logística não deixa de frisar que “este desafio envolve muitos custos e seria necessário envolver várias entidades patrocinadoras de forma a cobrir os gastos associados à sala de estudo” acrescenta.

Outra das iniciativas em análise visa a recuperação das Escadas Monumentais, através da remoção dos grafitis presentes há mais de cinco anos. “Queremos concretizar o mais rapidamente possível, não só porque tem um grande impacto cívico, mas também reúne a comunidade numa ação participativa”, como refere Filipa Cruz.

O próximo Improve Coimbra vai ter lugar nos dias 21 e 22 de maio, onde vão ser deliberadas as iniciativas apresentadas. A organizadora logística salienta que “os participantes terão a oportunidade de partilhar as suas ideias, discutir quais as que consideram mais interessantes e as que pretendem concretizar”.

IMG_0313

Fotografia: Margarida Mota

Discussão

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: