Ensino Superior

Semana da Prevenção alerta comunidade estudantil para comportamentos de risco

AAC é “pioneira” a organizar este tipo de ação. Questão ambiental também não vai ser esquecida. Por Alexandre Gouveia

A iniciativa Semana da Prevenção teve início hoje e vai prolongar-se durante toda a festa dos estudantes. A atividade promovida pela Associação Académica de Coimbra (AAC) tem como principal objetivo “sensibilizar e alertar a comunidade estudantil” para eventuais comportamentos de risco, afirma o presidente da Direção-Geral da AAC, José Dias.

“Vai ser uma semana de sensibilização a nível da prevenção contra o álcool, tabagismo e uso de drogas”. Ainda assim, também vai estar presente “a questão ambiental” com participação do Grupo Ecológico da AAC e do movimento “Não lixes…”, visto que esta é outra das preocupações desta iniciativa, como explica José Dias.

Nesta primeira edição da Semana da Prevenção, José Dias realça o facto de a AAC ser “a primeira associação académica de estudantes a organizar iniciativas no âmbito da proteção contra comportamentos de risco”. O presidente refere que “o pontapé de saída oficial da campanha será na quarta-feira” e divide a iniciativa em três fases: “uma primeira, que já começou, nas faculdades, onde vão estar as diversas entidades, assim como a DG/AAC e os núcleos de estudantes. A segunda vai acontecer nos jardins da AAC esta quarta-feira, 4, e a terceira, dentro do recinto, através das diferentes barracas” onde, por exemplo, irão ser distribuídos preservativos, conclui.

À segunda fase junta-se uma conferência de imprensa que tem como principal objetivo “mostrar as entidades envolvidas em toda esta sensibilização”. Para além das já mencionadas entidades ligadas à questão ambiental, ação conta com a presença de entidades como a Liga Portuguesa Contra o Cancro e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. José Dias antevê ainda “a possibilidade de o governo se associar a este evento”, com a presença da secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade.

O presidente da DG/AAC adianta ainda que este tipo de iniciativa “já está a ser planeada para a Festa das Latas”, e assegura que “neste mandato, vai ser dado grande relevo a este tipo de prevenção contra comportamentos de risco”.

IMG_9053

Fotografia: Inês Duarte

Discussão

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: