Ciência & Tecnologia

“@UC” aproxima Universidade de Coimbra e mundo empresarial

Aplicação foi criada para dar a conhecer e promover os centros de investigação universitários. Desenvolvida para ‘android’, está agora a ser adaptada para IOS. Por Gabriela Salgado

De forma a interagir com o mercado e as empresas que dele fazem parte, a Universidade de Coimbra (UC) iniciou, em meados de 2015, o programa Innovation@UC. Inserida nesse projeto, surge a aplicação “@UC”, desenvolvida por Mariana Seiça, Ricardo Barbosa e Tiago Andrade, alunos do Departamento de Engenharia Informática da UC, em conjunto com a equipa responsável pelo programa.

A gestora de comunicação e marketing da Innovation@UC, Tânia Covas, explica que esta ferramenta “é direcionada às empresas, para que possam conhecer melhor a oferta que a UC tem, em termos de investigação e de desenvolvimento”. Na prática, estas instituições vão poder conhecer melhor os centros de investigação afetos à UC. “Vão ter acesso ao contacto direto com esses centros e também com a equipa da Innovation@UC, direcionada para fazer a ponte entre o mercado e a instituição”, acrescenta.

A aplicação para ‘tablet’ e ‘smartphone’ apresenta várias funcionalidades para dar a conhecer o potencial de inovação da UC. Para Tânia Covas, este instrumento “vem quebrar barreiras”, uma vez que faz com que a investigação e os projetos científicos da UC estejam “muito mais acessíveis”. Isto possibilita às empresas conhecerem a oferta da instituição em termos de inovação, sem a necessidade de recorrer UC de forma direta.

A gestora de comunicação e marketing do projeto considera a altura em que a aplicação foi lançada como fundamental. “Hoje em dia o mercado exige cada vez mais um portfólio on-line, percebemos que o melhor era colocarmo-nos à frente do mercado, em vez de esperarmos que as empresas viessem até nós”, salienta.

O Innovation@UC conta com colaboradores do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC (IIIUC) e da Divisão de Inovação e Transferências do Saber. A aplicação, apresentada no passado dia 13 de maio, por ocasião do 15º aniversário do IIIUC, foi desenvolvida para android e está agora a ser adaptada para IOS.

Com Margarida Mota

Telemóvel (Irene Reig)

Fotografia: Irene Reig

Discussão

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: